UFRJ H2CIN

Laboratório de Hidrorrefino, Engenharia de Processos
e Termodinâmica Aplicada da Escola de Química da UFRJ

Livros

Capa do Livro

Offshore Processing of CO2-Rich Natural Gas with Supersonic Separator: Multiphase Sound Speed, CO2 Freeze-Out and HYSYS Implementation

Autores

Editora

  • Springer, 2019

ISBN-13

  • 978-30-3004-005-5

Para Adquirir

Capa do Livro

Modelagem e Controle na Produção de Petróleo - Aplicações em MATLAB

Autores

Editora

  • Editora Edgard Blücher Ltda, 2010

Contracapa

A obra Modelagem e controle na produção de petróleo - aplicações em MATLAB tem um blending raramente encontrado nos livros tradicionais sobre Controle de Processos. O livro combina a teoria de controle clássico com uma série de problemas práticos na área de processos de produção de petróleo e gás. Além disso, esta obra tem o aspecto inédito de apresentar e analisar, de forma rigorosa, os problemas reais que afetam os sistemas de controle de plataformas de petróleo voltadas para a produção em águas profundas - certamente, um dos temas mais desafiadores que serão enfrentados pelos engenheiros de controle nas próximas décadas.

Entendo que este livro possa ser utilizado por três públicos diferentes:

  • Os alunos dos cursos de graduação em engenharia que tenham em seu currículo a disciplina Controle de Processos. Nos Capítulos 4 a 11 o leitor encontrará toda teoria de controle normalmente apresentada na graduação em engenharia, particularmente, nos cursos de Engenharia Química.
  • Os engenheiros de controle envolvidos com projetos de sistemas de controle de processos de produção de óleo e gás encontrarão nos Capítulos 1, 2 e 13 a modelagem rigorosa dos processos e equipamentos envolvidos na produção de óleo e gás em plataformas de petróleo. Além disso, o Capítulo 12 é especialmente importante para o engenheiro de aplicação, pois apresenta, em detalhes, a metodologia inovadora de controle de nível por bandas.
  • Os pesquisadores envolvidos com o desenvolvimento de novos algoritmos de controle podem usar este livro para conhecer os detalhes dos processos, as variáveis importantes e objetivos dos sistemas de controle de um sistema de produção de petróleo e gás.

Assim, esta obra constitui uma contribuição importante para a área de controle de processos, em particular os processos de produção de óleo e gás. Além disso, entendemos que este trabalho, por seu pioneirismo, lança uma pedra fundamental na Engenharia praticada no Brasil e tende a se estabelecer como uma referência para todos aqueles que estão iniciando a atividade profissional como engenheiros de controle.

Professor Darci Odloak
Departamento de Engenharia Química da USP
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Laboratório de Simulação e Controle de Processos.


Modelagem Composicional de Frações de Petróleo aplicada a Tecnologias de Hidrorrefino: Volume 1 - Hidrocraqueamento de Frações Pesadas

Capa do Livro

Autores

ISBN-13

  • 978-85-7773-484-9

Para Adquirir

Modelagem Composicional de Frações de Petróleo aplicada a Tecnologias de Hidrorrefino: Volume 2 - Hidrotratamento de Destilados Médios

Capa do Livro

Autores:

ISBN-13

  • 978-85-7773-494-8

Para Adquirir

Monoethylene Glycol as Hydrate Inhibitor in Offshore Natural Gas Processing

Capa do Livro

Autores:

ISBN-13

  • 978-3-319-66074-5

Para Adquirir

Capítulos de Livros

CO2 Utilization: A Process Systems Engineering Vision

Livro:

CO2 Sequestration and Valorization. Autores: Cláudia do Rosário Vaz Morgado e Victor Paulo Peçanha Esteves. ISBN 978-953-51-1225-9. Publicação: 12/03/2014 sob a licença CC 3.0.

Estatísticas Desde 01/12/2012 tivemos 260785 visitas. Área Restrita    Mural de Aula    Mapa do Site    Topo